Lançamento da Primeira Pedra do Mercado do Projecto Olua Ocume

A caritas vem desenvolvendo um Projecto de Pesca Sustentável financiado pela Madre Corage, na Cidade de Pemba Birro de Maringanha, onde para a comercialização o pescado hoje dia 02 de Novembro de 2018 fez-se o Lançamento da primeira pedra. Contou com a presença do Edil da cidade de Pemba o dr. Tagir e a secretaria directiva da caritas diocesana de pemba.

Entrega de Casas a famílias no Bairro de Chuiba-Cabo Delgado em Moçambique

A caritas em parceria com a MUINDI SEMI DI SORRIS vem desenvolvendo um projecto denominado  ajuda a construir minha casa, tem ajudado a famílias residentes na província de Cabo Delgado a construir ou reabilitar suas casas,  numa primeira fase  estão a trabalhar nos Bairros da Cidade de Pemba.

A caritas Diocesana de Pemba realizou o Seu primeiro Congresso no dia 20 a 21 de Agosto de 2018

A caritas Diocesana de Pemba realizou o Seu primeiro Congresso no dia 20 a 21 de Agosto de 2018, no distrito de Ancuabe no posto administrativo de Metoro. O evento contou com a presença especial do Secretário Geral da Caritas Moçambicana o Senhor Santos Gotine e um orador o dr. Augusto Bassa e também de algumas parόquias da Diocese de Pemba. O Presidente da Caritas Diocesana de Pemba o Dom Luiz Fernando Lisboa fez a abertura do evento, que teve como tema Chamados a promover a caridade e defender a dignidade humana, com o lema quem é o meu próximo.

Momentos da peregrinação ao santuário da nossa senhora da Fátima 2018

Maria também foi peregrina

Nesse mês de Maria é preciso falar daquela que foi a melhor das peregrinas. Porque quem compreendeu melhor do que Maria que este mundo não é um lugar para se instalar, mas sim para usar dele tanto quanto necessite para melhor cumprir com o Plano de Deus e assim chegar até a comunhão plena com Ele?

A presença de Maria nas Escrituras é relativamente pequena, mas nas poucas passagens que aparece, muitas vezes aparece peregrinando. Por exemplo quando peregrinou até a casa de sua prima Isabel logo depois de receber o Senhor Jesus no seu ventre. Também quando, por ocasião de um recenseamento ordenado por César Augusto, teve que peregrinar até Belém, onde acabou nascendo o Salvador. Vemos Maria caminhando também quando leva Jesus a Jerusalém para cumprir com as obrigações da Lei judaica. A escritura narra também que todos os anos José e Maria iam a Jerusalém para a festa da Páscoa, como bons judeus que eram.

Mas a última das peregrinações, a mais dolorosa de todas, foi a que fez para acompanhar a paixão de Jesus. Sabemos que Maria esteve presente aos pés da Cruz, em pé, vendo seu Filho padecer por amor aos homens.

Peregrinação ao Santuário da Fátima Montepuez dia 12-13 de Maio de 2018

As peregrinações evocam nossa caminhada pela terra em direção ao céu. São tradicionalmente tempos fortes de renovação da oração. Os santuários são para os peregrinos, em busca de suas fontes vivas, lugares excepcionais para viver ‘como Igreja’ as formas da oração cristã”.

A Igreja, conhecedora do mistério de Cristo e sinal da graça de Deus, sempre incentivou a prática das peregrinações aos lugares santos. Essa atitude de colocar-se a caminho como o Mestre é fundamentada na Sagrada Escritura. Desde Adão, passando pelos patriarcas, por Moisés e os profetas, o povo fez seu êxodo em busca da comunhão com o Deus vivo.

Sem deixar de lado os crentes da diocese de pemba irão fazer a sua peregrinação para o santuário de Montepuez.

I Congresso Diocesano Caritas Saúde e Penitenciária de 20-21 de Agosto 2018

As caritas Diocesana de Pemba esta a organizar o seu primeiro comgresso que tera lugar na provincia de Cabo Delgado distrito de Metoto concretamente no centro de Formação, que tera como Tema Chamados a Promover a Caridade e a defender a dignidade Humana “Quem é meu prximo”(Lc10:28,29)